Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Profa. Dra. Rosa Ester Rossini recebe título "Doutor Honoris Causa"

Profa. Dra. Rosa Ester Rossini recebe título "Doutor Honoris Causa"

A cerimônia de concessão do título de "Doutor Honoris Causa" a Professora Dra. Rosa Ester Rossini, foi realizada no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e contou com a presença do Reitor Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes, da Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Conselho Universitário, superintendentes, docentes da UFPI, diretores de centros, além de ex-alunos, amigos da homenageada e estudantes.

Estiveram presentes o Conselho Universitário, superintendentes, docentes da UFPI, diretores de centros, além de ex-alunos, amigos da homenageada e estudantes

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Presidente do Conselho Universitário, destacou a contribuição dada pela Profa. Dra. Rosa Ester Rossini na defesa da implementação e crescimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). "A história da professora e seu trabalho realizado, especialmente na dedicação dos projetos do CNPq e PIBIC lhe fornece todos os pré-requisitos necessários à concessão deste título. Estamos muito honrados, pois reconhecemos seu trabalho em defesa do PIBIC, realizado na UFPI há quase uma década, participando do comitê externo e contribuindo para a melhoria da qualidade dos nossos trabalhos".

Reitor da Universidade Federal do Piauí e Presidente do Conselho Universitário, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Para a homenageada, a carreira universitária é conquistada pelo trabalho, produtividade, competência e, acima de tudo, pela seriedade. "Considero este título a maior dignidade que alguém pode receber, na medida em que, mesmo não sendo professora da instituição, sou reconhecida pelos meus méritos, experiência e trabalho em torno do social. É algo efetivamente raro e esta honraria me deixa muito feliz".

Em seu discurso, a Profa. Dra. Rosa Ester Rossini observou a iniciação científica como sendo o caminho capaz de abrir as portas para o presente e as escancarar para o futuro. "O PIBIC tem sido a alma da graduação, pois colabora para que tenhamos profissionais criativos, versáteis, capazes de sugerir novas ideias e, acima de tudo, éticos. Só com uma boa orientação teórica metodológica é que poderemos pensar na formação e preparação do profissional para o futuro. Abracei esse programa porque é o mais democrático que existe. Ele não depende de classe social, cor, religião, depende única e exclusivamente da motivação do estudante", frisou.

Profa. Dra. Rosa Ester Rossini recebe o título de "Doutor Honoris Causa" em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Universidade Federal do Piauí

O Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, destacou a trajetória de Rosa Ester Rossini e ressaltou seus serviços prestados a ciência brasileira e ao Programa de Iniciação Científica da UFPI. "Rosa atua no PIBIC desde 2008 e tem contribuído imensamente para a melhoria da qualidade dos nossos trabalhos, principalmente nas áreas das humanidades. Acredito que o título recebido é uma justa homenagem a uma grande pesquisadora e grande mulher".

Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

A Solenidade de Outorga do título de "Doutor Honoris Causa" a Profa. Dra. Rosa Ester Rossini ocorreu durante o XXIV Seminário de Iniciação Científica, que acontece de 25 a 27 de novembro e objetiva apresentar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC AF, da Iniciação Científica Voluntária (ICV) e Programa Institucional de Bolsas para o Ensino Médio - PIBIC.

Mais informações sobre a professora:

Rosa Ester Rossini é Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde 1971, e é Professora Titular desde 1991. Possui, graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1964), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) (1971), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) (1975), Livre-Docência em Geografia da População (1988). Tem experiência em Geografia Agrária e da População, atuando nos temas: Força de Trabalho, Brasil, Gênero, Migração Internacional, Japão. Participou de eventos nacionais e internacionais com apresentação e publicação de trabalhos de pesquisa. Desde 1982 é bolsista 1A do CNPq. Desde de 1989 tem se dedicado também ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) nos processos de seleção e avaliação de projetos. Em 2004 recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico na condição de Comendadora concedida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal. Recebeu o título de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondônia em 2012.

Confira mais fotos:

Confira mais no vídeo: